Periodontia
A Periodontia é um tratamento odontológico que almeja a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. Como se sabe, a gengiva é um tecido que reveste o osso que sustenta os dentes.
Os problemas na gengiva surgem principalmente em decorrência da má higiene, do fumo, stress, baixa imunidade e de maus hábitos alimentares. Com isso, a gengiva fica fragilizada e propensa às infecções decorrentes de bactérias.
A Periodontia está dividida em 3 situações que iremos conferir a seguir:
Periodontia clínica
É o ramo da Periodontia para a prevenção de problemas bucais, através de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.
Periodontia médica
É a especialização da Periodontia voltada para atuação relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como:
-
Diabetes mellitus;
-
Aterosclerose;
-
AVC;
-
Alzheimer;
-
Tabagismo;
-
Gravidez.
Periodontia estética
É o ramo da Periodontia destinada as cirurgias no tecido gengival e ósseo, com a finalidade de melhorar a estética periodontal do paciente.
São conhecidas como cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.
Quando procurar um periodontista?
O profissional em Periodontia deve ser procurado no mínimo a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Por meio das consultas de check-up, serão realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa e a aplicação do flúor.
E quando houver a presença de tártaro será feita a raspagem periodontal, tendo como objetivo remover o tártaro e, assim, precaver a inflamação nos tecidos que garantem a sustentação do dente.

